sábado, 12 de março de 2011

MUNDO E A IMPORTÂNCIA DE CUIDARMOS DA NATUREZA

A tragédia no Japão

Mais uma vez o mundo se solidariza pela dor. O Papa Bento XVI sai na Janela do Vaticano e diz que lamenta a tragédia, o presidente norte-americano Barack Obama promete enviar navios e aviões com remédios, o presidente da França disse que o país irá ajudar na reconstrução, a primeira-ministra da Alemanha lamenta a tragédia e promete ajuda, o presidente da China disse que o povo chinês está solidário, o Brasil disse que lamenta pelas vidas perdidas, só que ainda não se recuperou das tsunamis de lama no Rio de Janeiro.

O que os governantes do mundo não dizem é que algo de grandioso precisa ser feito e nos unirmos pelo amor à vida, à biodiversidade, à sustentabilidade sem a ganância pelo plantio de milhões de hectares de soja e pastagens a perder de vista no horizonte, em busca das suspostas commodities para exportação.

Aqui não temos terremotos, mas temos a maior degradação da Amazônia, do Pantanal, da Mata Atlântica, do Cerrado da Caatinga, aqui o troco da natureza será contra a construção da usina de Belo Monte, ela não fornecerá água para as turbinas e sim barro amarelo que não irá gerar energia.

No Japão, o homem ficou pequeno frente ao maremoto seguindo de tsunamis com ondas de 10 metros de altura, terremoto com 8,9 pontos na Escala Richter, que teve a força equivalente a 30 mil bombas atômicas jogadas sobre Hiroxima. A natureza agora não mais aceita tudo passivamente e começa a sua revolta ou a vingança contra aquele que nunca quis viver e conviver pacificamente com ela, foi sempre o seu antagonista quando deveria ser o grande amigo e protagonista.
José Pedro Naisser, Curitiba

Fonte: O Estado do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário