sexta-feira, 25 de março de 2011

Artigo

É idiota quem não participa da política (diziam os gregos)

unidosporanalandia.blogspot.comLUIZ FLÁVIO GOMES
Nós questionamos tanto a miséria existente em outros países ou em outras épocas, as masmorras medievais, o nazismo (que trucidou milhões de judeus, negros etc.), o fascismo, as ditaduras (antigas ou atuais, como a do mundo árabe), os genocídios, os crimes contra a humanidade.
Questionamos todas as violências do passado sem atinar para o fato de que vivemos tudo isso na atualidade. Quanto ao presente o vemos, em regra, com absoluta indiferença.
O individualismo que, em geral, marca a nossa postura diária, recrudesceu o vírus (histórico) da indiferença. É como se nada do que está acontecendo no nosso entorno (Brasil é campeão do mundo em assassinatos de jovens, sexto país mais violento do mundo, teve 38 mil mortes no trânsito em 2008, em cada dois minutos 5 mulheres são agredidas, as piores e mais degradantes prisões do planeta etc.) fosse relacionado conosco.
Vivemos (em muitas partes do planeta) sob a égide de uma espécie de totalitarismo da indiferença (Josep Romaneda). Está incrementando a perda da noção de bem comum (de “res publica”). Odiamos a política (os gregos diziam que idiotas são os que não gostam nem participam da política, no bom sentido da Grécia antiga).

Fonte: Blog LFG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário