segunda-feira, 18 de abril de 2011

Educação Ambiental nas Escolas

Historicamente a humanidade, como um todo, não tem cuidado bem do planeta, nem dos seres vivos. A partir da revolução industrial a natureza passou a ser administrada de uma forma diferente como um "comércio gratuito", acreditava-se que os recursos minerais jamais acabaria, afetaram de uma forma desvastadora, trazendo consiguo um modelo de desenvolvimento "insustentável" por trás dessa realidade, não se pensava que um dia nossos recursos poderiam acabar.

Atualmente a maioria de nossa população vivem em centros urbanos, a água limpa sai pela torneira e a suja vai pelo ralo nunca mais voltando, o lixo é levado para frente das casas sem as pessoas  terem o minimo de preocupação do seu destino. Ou seja a maioria da população não consegue perceber a estreita correlação com meio ambiente e seu cotidiano.

Por isso deve-se preparar adequadamente as futuras gerações desde o ensino fundamental até a universidade para que possam perceber a importância de termos mais respeito com o meio ambiente.

A natureza pede socorro, temos que cuidar melhor da nossa maior riqueza.

 Diante de tantas pistas para uma implementação efetiva da Eduacação Ambiental nas escolas, evidentemente, “posicionamo-nos por um processo de implementação que não seja hierárquico, agressivo, competitivo e exclusivista, mas que seja levado adiante fundamentado pela cooperação, participação e pela geração de autonomia dos atores envolvidos” (ANDRADE, 2000). Projetos impostos por pequenos grupos ou atividades isoladas, gerenciadas por apenas alguns indivíduos da comunidade escolar – como um projeto de coleta seletiva no qual a única participação dos discentes seja jogar o lixo em latões separados, envolvendo apenas um professor coordenador – não são capazes de produzir a mudança de mentalidade necessária para que a atitude de reduzir o consumo, reutilizar e reciclar resíduos sólidos se estabeleça e transcenda para além do ambiente escolar. Portanto, deve-se buscar alternativas que promovam uma contínua reflexão que culmine na metanóia (mudança de mentalidade); apenas dessa forma, conseguiremos implementar, em nossas escolas, a verdadeira Educação Ambiental, com atividades e projetos não meramente ilustrativos, mas fruto da ânsia de toda a comunidade escolar em construir um futuro no qual possamos viver em um ambiente equilibrado, em harmonia com o meio, com os outros seres vivos e com nossos semelhantes.

Daniel Moura Junior
PEN - Apucarana.

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