sexta-feira, 29 de abril de 2011

PREÇO DA GASOLINA E DO ALCOOL NO BRASIL

Por que o preço do combustível é tão alto? Por que a nossa gloriosa gasolina é tão cara? Por que os nossos próprios vizinhos sulamericanos, que não produzem petróleo, têm preços de combustível mais baixos do que nós?

O Brasil possui atualmente a segunda maior petrolífera do mundo, a Petrobras. No ramo petroleiro, temos Eike Batista, um dos homens mais ricos do mundo. Além do petróleo, temos um mercado automobilístico em constante expansão e a um passo de se estabilizar como o quarto país que mais produz e vende carros em todo o mundo. Também somos pioneiros em combustíveis como etanol e biodiesel. Então?
Por que esse combustível é tão caro? Por que a gasolina é cara?

Além de todos os impostos embutidos no preço do carro, que chegam a 29% do valor de tabela em um carro médio, e de outros tributos, como IPVA, ainda há aqueles que são pagos em uma série de serviços como abastecimento, troca de pneu, amortecedores, entre outros.
Quase 60 por cento (57,13%) do preço da gasolina é apenas imposto, segundo os especialistas. Mais da metade do preço do litro.
Quase alto suficiente em petróleo e com invejável cultura de cana de açúcar, por que um preço tão elevado? O Alcool também tem um preço elevado e somos auto-suficientes nesse quesito. E O alccol é menos poluente que os outros combustiveis.?
A Petrobras não é do governo. O governo federal tem só 37% das ações da companhia, mas tem 56% do voto, e como acionista majoritário, tem poder de decisão na empresa. Ou seja, a Petrobras é uma empresa como outra qualquer, porém controlada pelo Estado.
Mas, o preço da gasolina no Brasil é mais caro por causa da carga tributária.

No Paraguay a gasolina é menos da metade do preço, obs a gasolina sem misturas.

Não estaria na hora de nosso combustivel abaixar de preços? Não seria a hora de uma REFORMA TRIBUTÁRIA? A GASOLINA ESTÁ R$ 2,98 O LITRO EM MUITOS POSTOS, PORQUE ISSO? ESTÁ NA HORA DO GOVERNO TOMAR UMA ATITUDE QUANTO A ISSO.

REFORMA TRIBUTÁRIA NESSE PAÍS É URGENTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário