sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Oposição promete resistência no Congresso contra volta da CPMF

Enquanto a presidente eleita, Dilma Rousseff, quer debater com os governadores a possibilidade da volta da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) ou outro tributo para financiar a saúde, a oposição já se manifesta contra a proposta.
Em nota nesta quinta-feira (4), o líder do DEM na Câmara, Paulo Bornhausen (SC), protestou contra a possibilidade de volta do tributo. “A liderança dos Democratas na Câmara dos Deputados repudia veementemente a possibilidade de recriação da CPMF, o famigerado Imposto do Cheque.”
Bornhausen afirma que a proposta de Dilma acontece “seguindo ordens” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “A continuidade prometida durante a campanha está privilegiando as piores características deste governo federal, a falta de competência para gerir os recursos públicos e a gana pela cobrança de impostos.”
A liderança dos Democratas na Câmara dos Deputados repudia veementemente a possibilidade de recriação da CPMF, o famigerado Imposto do Cheque"
Trecho de nota do DEM contra a volta da CPMF
O vice-líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), garante que seu partido também lutará contra a proposta. “Isso é um escárnio, é uma forma de ela premiar o eleitor que votou nela.”
Dias afirma que a oposição não irá aceitar discutir o tema fora de uma ampla reforma tributária. “Não existe nada mais consagrado para a população que a carga tributária é alta. Então discutir isso fora de uma mudança de modelo é um acinte.” O tucano atribui a ideia a uma estratégia de Dilma. “É a estratégia de fazer maldades no começo do governo para fazer bondades no final, no período eleitoral.”
A CPMF foi derrubada pelo Senado em dezembro de 2007, na maior derrota do governo Lula no Legislativo. Em 2009, líderes na Câmara tentaram recriar um tributo nos mesmos moldes, a Contribuição Social para a Saúde (CSS), dentro do projeto que regulamenta os gastos na área de saúde. A proposta, porém, não chegou a ter sua votação concluída e está pendurada no plenário da Câmara até hoje.

Um comentário:

  1. A tributação Brasileira já é exagerada, deveria ter a extinção de tributos e não a criação dos mesmos. O que precisamos é de ética e honestidade.

    ResponderExcluir