sexta-feira, 1 de julho de 2011

Apucarana

Praça Rui Barbosa, em Apucarana, recebe novo paisagismo

Canteiros vão receber o plantio de 10 mil mudas da flor amor-perfeito

Credito:  Edson Denobi - Prefeitura de Apucarana

Praça Rui Barbosa, em Apucarana, recebe novo paisagismo
Sede da Catedral Nossa Senhora de Lourdes, santa padroeira da cidade, e principal cartão postal de Apucarana, a Praça Rui Barbosa está recebendo o plantio de 10 mil mudas da flor amor-perfeito. O trabalho é encabeçado pelo secretário Municipal de Meio Ambiente  e Turismo, professor João Batista Beltrame (Joba). “Esta ação, além de renovar o paisagismo deste importante espaço público, é essencial dentro do que chamamos de rotatividade, contribuindo para que não haja proliferação de fungos”, destaca Joba.

Ele conta que anualmente, durante a troca de culturas nos canteiros, é feito também adubação do solo. “Assim que o inverno e a primavera passarem, voltam os também belos beijinhos”, comunica o gestor e ambientalista.

O amor-perfeito é uma planta rústica, encontrada em duas famílias, a das Violáceas e a das Scrophularcáceas. Trata-se de uma herbácea de pequeno porte anual e que costuma ser cultivada como bordaduras e forrações. Suas origens são os continentes europeu e asiático (Vietnã).

Pode atingir uma altura entre 20 e 30 centímetros, caracterizada por caule curto e ramificado, com folhas lisas, cerosas e denteadas. São cultivadas em canteiros férteis, de boa drenagem, no entanto úmidos e a pleno sol. Florescem quase o ano inteiro, principalmente durante o inverno e primavera, encantando pelas belas e variadas cores.

Adoção
Além da adoção de praças, a Lei Municipal nº 080/04 também prevê a possibilidade de que interessados adotem áreas verdes, parques, jardins e canteiros centrais de avenidas no município. De acordo com a lei, aqueles que adotam espaços públicos têm o direito de instalar elementos de publicidade no local, em dimensões e materiais compatíveis com o projeto paisagístico, sem prejuízo do aspecto urbanístico e com a aprovação das Secretarias de Meio Ambiente e Turismo, de Infraestrutura Urbana e de Serviços Públicos.

Serviço
Interessados em estabelecer este tipo de parceria com a prefeitura – empresas, clubes de recreação, culturais, esportivos ou de serviços, associações de classe, sindicatos, associações de moradores - podem obter informações diretamente com o secretário de Meio Ambiente e Turismo de Apucarana, João Batista Beltrame (Joba), de segunda a sexta-feira, pelo 3423-0142 ou 3424-2633.

Autor: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Apucarana (AIPA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário