segunda-feira, 25 de julho de 2011

Segurança no Transporte com VANS

Lei exige inspeção criteriosa de vans


Pais de estudantes de Apucarana vão ter maior garantia de segurança  no transporte dos filhos em vans a partir do ano que vem. Pelo menos quanto à condição mecânica dos veículos.

Uma lei municipal publicada nesta semana determina que as vans, kombis e ônibus prestadores deste serviço passem por inspeção veicular do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) para conseguirem o alvará de licença.

A legislação segue orientação do Ministério Público (MP) no Termo de Ajuste de Conduta (TAC) do Transporte Escolar. Até neste ano bastou a inspeção feita pela Prefeitura e Detran.

“A maioria dos alvarás vencem no mês de março, então para o começo do ano letivo de 2012 os donos destes veículos vão ter que nos apresentar o laudo da inspeção”, disse o diretor de Trânsito da Prefeitura de Apucarana, José Luiz Alves Miguel.

Fonte: Tribuna News

PEN - Ubatuba - SP. Prefeito reconhece trabalho do PEN 51

Recebi por e mail o Informativo do PEN DA CIDADE DE UBATUBA - SP, onde mostra nosso representante visitando a cidade de Caraguátatuba, onde foi recpcionado pelo Prefeito e pelo secretário de esportes nessa cidade, ficou satisfeito com a vista e com a cordialidade e respeito do Prefeito e melhor com o reconhecimento da importância do PEN 51. Vejam o informativo acima.

sábado, 23 de julho de 2011

Hemonúcleo precisa de doações

Unidade no município abrirá amanhã excepcionalmente das 8 às 12 horas

O Hemonúcleo de Apucarana, segundo o site da tribuna news,  funciona,  excepcionalmente em horário especial. O atendimento será das 8 às 12 horas. Segundo a diretora do órgão, Claudete Ayme Omotto, a abertura neste sábado visa manter os estoques no banco de sangue da unidade. “Nesta época do ano, com o frio, férias e chuvas, o número de doadores tende a cair bastante”, afirma.

Ela assinala que o Hemonúcleo aceita todos os tipos sanguíneos. “Devido às necessidade constante de doação, todos são importantes”, observa.
Mensalmente, o órgão precisa ter pelo menos 600 doadores de sangue. Cada bolsa de sangue coletada é fracionada em três hemocomponentes – plaquetas, hemácias e plasma, armazenados e utilizados em diferentes situações.

 

Esportes

Apucarana é destaque no atletismo paranaense

Quem também ganhou medalha de ouro foi Wilson Mariano Júnior, que venceu os 20 mil metros da marcha atlética

A equipe da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de Apucarana foi destaque no 56º Campeonato Paranaense Adulto de Atletismo (masculino e feminino), disputado recentemente no Estádio Roberto Brezinski, em Campo Mourão.
Nesta competição, que reuniu atletas de todo o Estado, Apucarana conquistou seis medalhas, sendo três de ouro, duas de prata e uma de bronze.
A atleta Patrícia Fernanda Lobo, que tem vários títulos no currículo, foi campeã em Campo Mourão na prova de 5 mil metros e obteve a segunda posição nos 1.500 metros.
Quem também ganhou medalha de ouro foi Wilson Mariano Júnior, que venceu os 20 mil metros da marcha atlética.
Cristiane Almeida, que iniciou a carreira competindo na equipe Pé Vermelho, faturou medalha de ouro na prova dos 10 mil metros e conquistou a prata nos 5 mil metros. Já Juliana Nicoli conquistou bronze nos 1.500 mil metros.
Os medalhistas são treinados pelos professores José Marcelino da Silva, o Grilo, e Luciane Yoshico, e contam com o patrocínio da Chipisco Alimentos.
“Apucarana mais uma vez mostra o bom trabalho que vem realizado no atletismo masculino e feminino”, destacou o ex-atleta e professor Grilo.

Fonte: Tribuna News

 

quinta-feira, 21 de julho de 2011

DIZER NÃO A CORRPUPÇÃO

"QUAL É A LEI DA CORRUPÇÃO??

     Ganhar e vencer a qualquer preço não importando se os outros vão ser prejudicados, o importante é ele se dar bem; A corrupção independente de qual for à ação tem o mesmo peso, não existe corrupçãozinha ou corrupção-zonao que existe é apenas CORRUPÇÃOou seja, furar fila, lucrar com trocos, sair sem pagar a conta, falsificar identidades, notas ou mesmo usar palavrórios para se beneficiar são alguns tipos de CORRUPÇÃO.
    Você deve estar se perguntando: "Em um país tão corrupto onde muitas vezes milhões de reais vão parar na conta demagogos e oportunistas, porque dá bola para detalhes tão pequenos de minha vida que muitas vezes nem são tão ruins assim??
 OPA! A corrupção existe em muitos níveis e em nenhum deles ela é boa, nem nos governos, nem nas empresas, nem nas escolas, e muito menos no seu dia-a-dia. 
    Ser honesto é a única maneira de dizer "NÃO A CORRUPÇÃO!" sem ser hipócrita. Isso está na sua mão. O Brasil é um dos países campeão em corrupção, porém é responsabilidade de todos os brasileiros mudar essa situação, é você e cada um de nós que precisa fazer a coisa certa. Você já sabe o que fazer, PENSE e REFLITA. 
    Quais são as suas atitudes? Elas são importantes de verdade? Lembre-se: A sociedade muda quando os indivíduos que vivem nela mudam. Os movimentos sociais são uma forma da sociedade se organizar em busca de maior qualidade de vida, eles se difundem em diversas maneiras e tipo para que venha lutar por várias causas importantes. Você quer mudança?? Então MUDE.

Fonte: Blog Autonomia do Povo 

quarta-feira, 13 de julho de 2011

ACAACABOU !

LIBERADO O ESTADO DE NÚMERO NOVE !

(Hoje dia 13/07/2011, recebemos o acórdão do último estado, logo publicaremos detalhes)
Parabéns a todos os LÍDERES da Nacional e os Estaduais que acreditaram nesta luta.
Parabéns aos NOVE Estados que conquistaram a liberação e a todos que mesmo sem a conquista da liberação, ajudaram nesta batalha.
É muito bom fazer parte de um time, que não desistiu de seus ideais.
Agora que a soma de todos os NOVE ESTADOS conquistaram esta vitória, sabemos que daqui para frente muitos que estavam apenas assistindo, aparecerão para pegar tudo pronto. E todos são bem vindos.
MAS ESTÁ GRAVADO NA HISTÓRIA DESTA SIGLA, DO NOSSO PEN 51, O VERDADEIRO NOME DOS HERÓIS QUE TORNARAM ISTO, UMA REALIDADE.
Grande Abraço
Cesar Rozek
Presidente Estadual PEN Paraná!

sexta-feira, 8 de julho de 2011

O PASSARINHO E O INCÊNDIO.

Na grande floresta de Sariã, na Índia, viviam muitos animais. Destacava-se, entre eles, um passarinho muito estimado pelos companheiros.
Certa vez irrompeu na floresta violento incêndio; os moradores de Sariã ficaram apavorados com a inesperada calamidade. O fogo ameaçava devorar as, árvores seculares e os bosques acolhedores.
Que fazer? As labaredas eram terríveis. Ao calor das chamas que avermelhavam o céu, a mataria crepitava. Os troncos imensos rolavam reduzidos a pedaços negros de carvão.
Vendo o que se passava o passarinho ficou muito aflito. Correu ao rio, meteu-se nele e voou sobre as chamas. Com a água conservada nas penas aspergia o fogo tentando, desse modo, apagá-lo. Ia ao rio e vinha incessantemente, repetindo essa fatigante manobra sem desfalecimentos.
Um chacal, indolente observou irônico:
- Ó amigo, que tolice estás fazendo? Então achas que com esses pinguinhos de água que levas nas penas conseguirás apagar o incêndio que lavra em todo esse mataréu?
Replicou o passarinho:
- Bem sei que o meu auxílio é insignificante e fraco diante das colunas de fogo e fumo que aniquilam a floresta. Não posso, porém, fazer mais do que faço, logo estou cumprindo com o meu dever. Se todos as houvéssemos atacado na medida de nossas forças e possibilidades, as chamas que agora destroem a nossa mata já estariam extintas.
E retornou orgulhoso, sem sobra de desânimo, ao seu trabalho.
A miséria que tortura os infelizes é como um grande incêndio que devora o mundo. Diante desse incêndio as almas caridosas devem seguir o admirável exemplo do passarinho de Sariã. Não importa que a esmola seja ínfima e modesta. As pequenas gotas reunidas formam a torrente impetuosa que abate as chamas e extingue o fogo.
 
(“Lendas do Céu e da Terra”)

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Apucarana - Escolas estão integradas ao mundo virtual. Clique na imagem.

Versão do Cezar Rosek Presidente Estadual do PEN sobre Fusão com PSD

PSD DO KASSAB INVIABILIZADO ? PEDE SOCORRO AO PEN.

Fonte: http://lintomass.wordpress.com/2011/07/07/psd-do-kassab-inviabilizado-pede-socorro-ao-pen/

Jornal da Tarde - PEN oferece "abrigo a Kassab se PSD não sair.

Menores em casas noturnas são alvo de discussão

Apucarana

Conselho Tutelar e empresários do setor se reuniram ontem. Encontro foi motivado por críticas de vereador ao funcionamento das boates

Conselheiros tutelares e proprietários de casas  noturnas se reuniram na tarde ontem (6) na sede do Conselho Tutelar, em Apucarana, para discutir a entrada e o consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes em bares e boates. O encontro ocorreu após o vice-presidente da Câmara de Vereadores, José Airton de Araújo, o Deco, (PL) questionar em plenário o atual sistema adotado pelas empresas do ramo.

Segundo o vereador,que não compareceu ao encontro, a proposta de elaboração de um projeto de lei para regulamentar o setor surgiu após vários pais o procurarem. “Ainda vamos estudar a viabilidade de uma proposta neste sentido. Entretanto, sou totalmente contra a presença de menores de 18 anos em casas noturnas, porque o ambiente favorece ao consumo de álcool, que leva ao uso de outras drogas”, justifica.

Os proprietários de casas noturnas protestaram contra o posicionamento do vereador. Segundo Rodolfo Borges da Silva, sócio-proprietário de três estabelecimentos do gênero, Araújo está desinformado. “Atualmente, todas as casas noturnas da cidade têm sistema de monitoramento interno e externo”, garante. O empresário ressalta ainda que a entrada de adolescentes com menos de 18 anos só é feita com autorização dos pais ou responsável.

Fonte: Tribuna News

Esportes - Atleta apucaranense entra para a história no atletismo

A prova no Mato Grosso do Sul teve a largada em Fátima do Sul e a chegada em Dourados

Raul César dos Reis, da Tribuna do Norte


Ao vencer a 25ª edição da Maratona do Fogo no Estado do Mato Grosso do Sul, o experiente atleta apucaranense Davi Vital da Silva, de 44 anos, entrou para a história do atletismo apucaranense. É que pela primeira vez um competidor do município ficou em primeiro lugar numa prova desta modalidade. Treinado por Luciane Yoshico, Davi completou os 42 quilômetros e 195 metros da competição, com o tempo de 2 horas, 29 minutos e 8 segundos.

“Além de conquistar a vitória, o Davi também quebrou o recorde da prova. Isso mostra que ele realmente entrou para a história do atletismo apucaranense”, destaca a técnica.

A prova no Mato Grosso do Sul teve a largada em Fátima do Sul e a chegada em Dourados, com a presença de 151 atletas de todo o país.
Também disputaram a prova a apucaranense Lourdes Maria de Jesus e Gainete Ferensovicz, que reside em Califórnia (ver box ao lado).
Esta foi a quinta participação de Davi na Maratona do Fogo. “Nas provas anteriores consegui bons resultados na minha categoria, mas ficar em primeiro lugar na classificação geral foi o máximo”, comenta o atleta, que está no esporte desde os 23 anos de idade.
Mesmo enfrentando o cansaço da viagem e a baixa temperatura durante a prova, Davi mostrou boa forma e subiu no lugar mais alto do pódio, faturando R$ 3 mil e mais troféu.

A treinadora Luciane enalteceu a conquista e disse que Davi mereceu o resultado por ser um atleta dedicado nos treinos e nas competições e reforçou ainda que ele necessita de mais apoio para seguir brilhando no atletismo.

“Para competir no Mato Grosso do Sul, o Davi recebeu somente a ajuda da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Apucarana, através do Secretário Luciano Molina. Acho que os empresários locais poderiam ajudar mais a estes atletas que levam o nome de nossa cidade para outros lugares”, frisou a técnica, que afirmou ainda que o atletismo de Apucarana é forte, mas que precisa de mais incentivo.

Agora, Davi segue os seus treinos diários visando a 1ª edição da Maratona de Londrina, que está marcada para o dia 28 de agosto. Ele, que trabalha numa fábrica de boné na Barra Funda, treina em dois períodos diariamente, o que dá um total de 170 quilômetros de corrida por semana.

O secretário municipal de Esportes Luciano Molina, que apoia o competidor, ficou feliz com a conquista de Davi e disse que o atleta é merecedor do resultado. “O Davi está de parabéns, pois é lutador e muito dedicado no que faz”, frisa Molina.


Fonte: Tribuna News

quarta-feira, 6 de julho de 2011

SEGUNDO PUBLICADO NO SITE DO IG, KASSAB PROPÕE FUSÃO COM O PEN

Kassab propõe fusão do PSD com outros partidos em formação


Gilberto Kassab (Foto: Ayrton Vignola/AE)

O prefeito Gilberto Kassab procurou o presidente do Partido Ecológico Nacional (PEN), o ex-deputado Adilson Barroso, propondo uma fusão para, assim, garantir as assinaturas necessárias que possibilitem ao seu PSD obter o registro definitivo na Justiça Eleitoral e disputar as eleições de 2012.
Atualmente, há 29 partidos em formação no país. O PEN é o primeiro da lista com chances de obter o registro definitivo no Tribunal Superior Eleitoral a tempo de lançar candidatos nas eleições municipais. O partido já tem a homologação de seu registro em oito estados, inclusive São Paulo. A tarefa demorou, em média, cinco meses em cada estado e processo de registro definitivo está em curso há 4 anos.
Barroso nega qualquer possibilidade de entendimento com Kassab:
- Posso até vir a me aliar ao Kassab. Mas o PEN é o meu sonho. De forma alguma abria mão dele em troca de favores, cargos…Nem por um caminhão de dinheiro! O PEN vai existir nas eleições do ano que vem e vamos fazer prefeito por esse país todo.
Kassab procurou outros partidos em formação, como o Partido Novo. Nenhuma das 29 mil assinaturas apresentadas pelo PSD ao TSE, até ontem, estavam acompanhadas de documento de autenticação.

FONTE: http://colunistas.ig.com.br/poderonline/2011/07/05/kassab-propoe-fusao-do-psd-com-outros-partidos-em-formacao/

Cismel entrega viaturas e equipamentos para a GM de Apucarana

O prefeito de Apucarana, João Carlos de Oliveira (PMDB), vai receber as chaves de 7 viaturas

O Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Cidadania de Londrina e Região Metropolitana (CISMEL), da qual Apucarana é integrante, realiza nesta sexta-feira (08/07), às 15 horas, no Pátio da Prefeitura do Município de Rolândia, localizado na Avenida Presidente Bernardes, 809, centro da cidade, entrega das viaturas, bem como, dos equipamentos para a modernização e reestruturação das Guardas Municipais de Apucarana, Londrina e Arapongas.
O convênio para reestruturação e modernização das corporações, firmado em 2010, é no valor aproximado de R$6 milhões. As licitações foram aprovadas em janeiro desse ano e os recursos fazem parte do Programa de Segurança Pública para o Brasil e do Programa de Segurança Pública com Cidadania PRONASCI), do Ministério da Justiça.
Serão entregues 7 mini-vans Meriva, 9 utilitários Blazers, 7 camionetes Rangers, 8 veículos Astras; além de 325 algemas, 525 bastões tipo tonfa (catete), 8 decibelímetros (medidores de som), 3 etilômetros (o popular “bafômetro”), 4 computadores e 2 tevês de 42 polegadas, entre outros equipamentos.
O prefeito de Apucarana, João Carlos de Oliveira (PMDB), vai receber as chaves de 7 viaturas (2 camionetas, 2 pick up, 2 carros e 1 mini-van), além de 4 bafômetros comuns e um digital com impressora, 2 decibelímetros, uniformes, algemas e outros acessórios para a Guarda. Em breve também devem ser licitados para o município 6 motocicletas, além de novas câmeras e equipamentos para o videomonitoramento em 27 novos pontos da cidade.
Taser – Também está próximo de ser concluído o processo de aquisição de armas não letais de eletrochoque, mundialmente conhecidas como “taser”, para os agentes apucaranenses da Guarda Municipal. Bastante burocrático, os trâmites de importação do equipamento estão todos a cargo da empresa Seguritec Desenvolvimento e Tecnologia em Segurança Ltda, de Porto Alegre, representante brasileira da fabricante americana. Com o investimento de R$60 mil, com recursos próprios, serão adquiridos 11 kits que, além da taser, incluem as munições e o curso de formação do agente.

Assessoria Cismel e Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Apucarana

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Barcelona usa sistema subterrâneo para descartar lixo.

Para governo, novo Código Florestal induz desmatamento e compromete APP

[Foto]
O projeto de reforma do Código Florestal (PLC 30/2011) dá margem a diferentes interpretações, induz ao desmatamento e pode levar ao fim das Áreas de Preservação Permanente (APP). A preocupação foi apresentada pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, em debate nesta quinta-feira (30) no Senado.
- O texto é inaceitável, pois, da forma com está redigido, leva ao fim das áreas de preservação permanente. APP é vida, assegura a água, o solo, a proteção da fauna. Sem isso, não temos serviços ambientais, que são estratégicos para a produção sustentável da agricultura brasileira - disse, referindo-se ao artigo 8º do texto, fruto da Emenda 164, apresentada por deputados do PMDB e aprovada na Câmara.
No debate, Izabella Teixeira destacou consequências para a economia brasileira resultantes do desgaste do solo devido à perda de vegetação.
- O país perde atualmente 822 milhões de toneladas de solo agrícola por ano e o assoreamento tem resultado na redução anual de 0,5% do volume dos reservatórios de água - frisou, ao defender que o país guarde coerência entre políticas para produção agrícola, proteção de florestas e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.
No início da apresentação aos senadores, ela conclamou os senadores a elaborarem uma legislação que evite contradições no modelo de desenvolvimento.
- Não podemos expandir uma agricultura em torno de florestas primárias, quando temos imensas áreas degradadas como oferta. É preciso se ter uma visão estratégica de fomentar, de recuperar, de criar incentivos, de criar infraestrutura para tornar essas áreas competitivas, reduzindo a pressão sobre as florestas.
Na opinião da ministra, a biodiversidade brasileira é um ativo que deve ser utilizado de forma sustentável, de forma a gerar riquezas para o país. Ela disse esperar que o Senado faça mudanças no projeto, a fim de que a nova lei assegure uma visão estratégica da biodiversidade como oportunidade, e não como obstáculo ao desenvolvimento.
- É a partir dessa riqueza que iremos gerar mais riquezas para o país.
Ao longo de quase seis horas de debate, em audiência conjunta das comissões de Meio Ambiente (CMA) e de Agricultura (CRA), a ministra apresentou a visão do governo sobre diferentes aspectos do projeto que tramita no Senado. A audiência pública foi coordenada pelos senadores Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), presidente da CMA, e Acir Gurgacz (PDT-RO), presidente da CRA.
Também participaram do debate os senadores Ana Amélia Lemos (PP-RS), Ana Rita (PT-ES), Aníbal Diniz (PT-AC), Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), Blairo Maggi (PR-MT), Casildo Maldaner (PMDB-SC), Eduardo Braga (PMDB-AM), Eduardo Suplicy (PT-SP), Ivo Cassol (PP-RO), Jayme Campos (DEM-MT), João Pedro (PT-AM), Jorge Viana (PT-AC), Luiz Henrique (PMDB-SC), Pedro Taques (PDT-MT), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Sergio Souza (PT-PR), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e Waldemir Moka (PMDB-MS).
Iara Guimarães Altafin e Ricardo Koiti Koshimizu / Agência Senado

domingo, 3 de julho de 2011

Diretrizes do PEN. E o Compromisso com aqueles que pegaram assinaturas.

Partido Ecológico Nacional, compromisso, seriedade e lealdade com aqueles que recolheram assinaturas.
 

IML ganha reforço na região de Apucarana

Contratações de pessoal ajudam a melhorar a estrutura do órgão no Vale do Ivaí

Credito: N.D. IML ganha reforço na região
O Governo do Estado inicia a melhoria no trabalho do Instituto Médico Legal (IML). Com a contratação temporária de servidores os procedimentos para exames de necropsia, lesões corporais, violência sexual devem acontecer com maior agilidade. A admissão dos aprovados no Processo de Seleção Simplificado (PSS) deve acontecer nos próximos 30 dias. Antes de assumir o cargo, os selecionados devem passar por treinamento, já que para algumas pessoas, apesar de capacitação prévia no serviço de saúde, vai ser o primeiro contatos com a dura e triste realidade num IML. Neste órgão é preciso ter aptidão. O IML do Paraná sofre com o crônico sucateamento de equipamentos e a falta de funcionários. Por consequência, em alguns municípios a liberação de corpos, pode demorar mais de 12 horas.

Até hoje o IML do Paraná sofre com o sucateamento de equipamentos e a falta de funcionários. O IML de Apucarana, por exemplo, atende a 28 municípios com o acúmulo de cerca de 1 mil laudos a serem emitidos. Tem apenas dois funcionários administrativos, dois auxiliares de necropsia e dois médicos legistas. Agora deve chegar a cinco médicos, já que um deve ser contratado em cargo comissionado. “A maior dificuldade hoje é na parte burocrática. Na confecção da papelada. Tem exames de lesão para DPVAT que estão sendo agendados para 2013. Isto porque os laudos de interesses judiciais tem prioridade e sobrepõe os de interesse particular. O funcionário responsável por preencher a documentação está levando serviço para casa, para dar andamento”, diz o supervisor do IML e auxiliar de necropsia José Jerônimo dos Santos.

Fonte: Tribuna News
 

Ex-presidente Itamar Franco morre aos 81 anos

Morreu neste sábado, aos 81 anos, em São Paulo, o senador e ex-presidente da república Itamar Franco

O senador eleito do PPS, Itamar Franco

Itamar Franco sofria de leucemia e estava internado para tratamento
São Paulo -- Morreu na manhã de sábado (2), aos 81 anos, o senador e ex-presidente da República Itamar Franco. Ele estava internado desde o dia 21 de maio no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratamento de uma leucemia.
Segundo o hospital, o tratamento quimioterápico contra a leucemia surtiu efeito. Mas, posteriormente, o senador contraiu uma pneumonia e teve outras complicações. A morte aconteceu às 10:15, após acidente vascular cerebral.
Formado em engenharia civil, Itamar Franco iniciou a vida política ainda nos tempos de faculdade, nos anos 50. Ele passou por vários partidos e chegou à Presidência após a renúncia de Fernando Collor de Mello, em 1992. Permaneceu no cargo até a posse de Fernando Henrique Cardoso, no início de 1995.
Itamar foi também governador de Minas Gerais e prefeito de Juiz de Fora. Seu corpo deverá ser velado em Juiz de Fora. Depois, seguirá para Belo Horizonte para ser cremado.

Fonte: Exame.com

Região

Guarda de Arapongas monitora áreas ambientais

Grupo criado pela Prefeitura com agentes especializados ganhará veículo através do Cismel

Credito:  Arquivo Guarda de Arapongas durante recente audiência com o prefeito Beto Pugliese: trabalho é destaque
Depois de criar um grupo tático integrado de motocicletas e um departamento antidrogas, ambos compostos por integrantes da Guarda Municipal, a Prefeitura de Arapongas instituiu nesta semana o Grupo de Defesa Ambiental (GDA).

De acordo com o secretário Municipal de Segurança Pública, major Edwaine Arduin, dois guardas municipais têm realizado atividades como fiscais para coibir ações que afetem o meio ambiente no município.


“Com formação superior em gestão ambiental, eles foram designados pelo próprio prefeito para função, através de um decreto. Também foi firmado um convênio entre as secretarias de Meio Ambiente e Segurança e Trânsito para que eles pudessem ter esta atuação”, explica.

Fonte: Tribuna News Apucarana
 

sábado, 2 de julho de 2011

Problemas nas cidades com calçadas esburracadas e o risco de acidentes.

Deveria existir nas cidades um projeto, que obrigue os proprietários a arrumar as calçadas. A primeira investida poderia ser o lançamento de uma campanha de conscientização. Na sequência, uma notificação através de edital público para circular nos meios de comunicação esclarecendo a população a respeito do dever de manter estes espaços transitáveis, depois, nos locais onde a ordem não for cumprida, a adm pública o fizesse e cobrasse do proprietário. Assim nossas cidades ficariam melhores e menos pessoas sofreriam acidentes, principalmente as crianças, idosos e deficientes que sofrem com isso.

Junto com esse projeto, poderia ter um outro que determinasse a pavimentação e a construção das calçadas em todos os loteamentos antes mesmo de eles receberem moradores.
Apoio: PEN - Apucarana.
Abaixo segue uma foto do que não poderia existir em nenhuma de nossas cidades.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

INFORMATIVO PEN.

InformAtivo                  
Edição Estadual Paraná - Partido Ecológico Nacional (PEN 51) - 01 de JULHO 2011
Cesar Rozek, esteve em Brasília em 28/06 - Estamos quase lá....
A lei exige 9 Estados liberados.
Já temos 7.
Para completar os 2 que faltam,
protocolamos mais 3.
Fazemos mensalmente reuniões com os
Presidentes Estaduais.
Estamos apenas aguardando a liberação
de mais dois Estados.
FALANDO NISTO.... SERGIPE, será julgado na próxima quinta, dia 07.
Os demais, a qualquer momento.
TUDO PODE ACONTECER... Tudo mesmo... Águas turbulentas se aproximam...
A GUERRA está declarada de algumas siglas, contra OUTRO partido em fundação.
Não temos NADA com isto. Mas se eles querem sair em 2012, só restou o PEN.
Existe a possibilidade real de união com outras siglas e grupos que estão nos procurando
nacionalmente, provavelmente a nacional aceitará. Por enquanto...
Afinal, nós SIM, temos chances REAIS de liberação para 2012.
Mas o Paraná defendeu e conseguiu a garantia de não interferencia nas municipais que
já existem hoje em nosso Estado.
Se outros querem vir, que venham, mas para SOMAR e não para DIVIDIR.
Enquanto EU assinar pela Estadual, vocês podem ficar tranquilos em relação a suas
municipais.
PEN CURITIBA - Lançará Candidato a PREFEITO
Definimos com os membros mais diretos à Curitiba, a importância de Candidato
próprio (do PEN) à prefeito na capital paranaense.
Os ganhos são claros: Publicidade gratuita para a sigla e com isto ajudar a fortalecer o
PEN em todas as cidades onde já existimos no Paraná.
O ganho maior, são dos presidentes municipais de TODO o Paraná.
Sabemos de nossas limitações, e o que acontecerá, mas assim daremos visibilidade à sigla.
Todos vocês, estarão sendo convidado a participar do plano de governo,
que apresentaremos à Curitiba, como ideais do PEN em Curitiba e todo o Paraná.
Quem será o candidato ? A vaga está aberta. Mas alguém terá que ser.

* Mantenha nossa cidade LIMPA, não jogue este informativo em via pública - use material reciclado *

Região..

Frio lota Casa da Acolhida de pessoas da região

Em Apucarana a prefeitura municipal mantém há quatro anos a Casa da Acolhida situada na Rua Érico Veríssimo

Credito:  Tribuna do Norte Frio lota Casa da Acolhida com pessoas da região

As noites frias são perfeitas para um banho gostoso, sopa saborosa, um cobertor felpudo, sofá aconchegante e depois uma cama quentinha para uma boa noite de sono. Mas esta não é a realidade para muitas pessoas que não tem moradia ou condições de se hospedar em um hotel.

Neste caso a ajuda e a hospedagem oferecida por organismos públicos, voluntários ou igrejas ameniza o frio para andarilhos ou viajantes.

Em Apucarana a prefeitura municipal mantém há quatro anos a Casa da Acolhida situada na Rua Érico Veríssimo, no bairro 28 de Janeiro. A procura pela pernoite aumentou nos últimos dias. Com capacidade para 20 pessoas tem recebido em média 16 hóspedes diariamente.

Fonte: Tribuna News

Apucarana

Praça Rui Barbosa, em Apucarana, recebe novo paisagismo

Canteiros vão receber o plantio de 10 mil mudas da flor amor-perfeito

Credito:  Edson Denobi - Prefeitura de Apucarana

Praça Rui Barbosa, em Apucarana, recebe novo paisagismo
Sede da Catedral Nossa Senhora de Lourdes, santa padroeira da cidade, e principal cartão postal de Apucarana, a Praça Rui Barbosa está recebendo o plantio de 10 mil mudas da flor amor-perfeito. O trabalho é encabeçado pelo secretário Municipal de Meio Ambiente  e Turismo, professor João Batista Beltrame (Joba). “Esta ação, além de renovar o paisagismo deste importante espaço público, é essencial dentro do que chamamos de rotatividade, contribuindo para que não haja proliferação de fungos”, destaca Joba.

Ele conta que anualmente, durante a troca de culturas nos canteiros, é feito também adubação do solo. “Assim que o inverno e a primavera passarem, voltam os também belos beijinhos”, comunica o gestor e ambientalista.

O amor-perfeito é uma planta rústica, encontrada em duas famílias, a das Violáceas e a das Scrophularcáceas. Trata-se de uma herbácea de pequeno porte anual e que costuma ser cultivada como bordaduras e forrações. Suas origens são os continentes europeu e asiático (Vietnã).

Pode atingir uma altura entre 20 e 30 centímetros, caracterizada por caule curto e ramificado, com folhas lisas, cerosas e denteadas. São cultivadas em canteiros férteis, de boa drenagem, no entanto úmidos e a pleno sol. Florescem quase o ano inteiro, principalmente durante o inverno e primavera, encantando pelas belas e variadas cores.

Adoção
Além da adoção de praças, a Lei Municipal nº 080/04 também prevê a possibilidade de que interessados adotem áreas verdes, parques, jardins e canteiros centrais de avenidas no município. De acordo com a lei, aqueles que adotam espaços públicos têm o direito de instalar elementos de publicidade no local, em dimensões e materiais compatíveis com o projeto paisagístico, sem prejuízo do aspecto urbanístico e com a aprovação das Secretarias de Meio Ambiente e Turismo, de Infraestrutura Urbana e de Serviços Públicos.

Serviço
Interessados em estabelecer este tipo de parceria com a prefeitura – empresas, clubes de recreação, culturais, esportivos ou de serviços, associações de classe, sindicatos, associações de moradores - podem obter informações diretamente com o secretário de Meio Ambiente e Turismo de Apucarana, João Batista Beltrame (Joba), de segunda a sexta-feira, pelo 3423-0142 ou 3424-2633.

Autor: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Apucarana (AIPA)